sábado, 14 de maio de 2011

Airbus A380 é atingido por raio

Airbus foi atingido por raio quando chegava ao aeroporto de Heathrow, Londres.

A natureza resolveu fazer uma surpresa em uma noite tempestuosa, em Londres. Um avião da Emirates foi atingido por um raio quando já estava chegando ao aeroporto de Heathrow. O raio atinge o avião, continuando logo após seu trajeto rumo ao chão.
Segundo especialistas, caso o corpo não fosse metalizado, haveria o risco de explosão, já que o corpo metalizado trabalha como condutor elétrico. O avião pousou com seus 500 passageiros em segurança. Não foi divulgada a data exata do acontecimento, mas tudo indica que o caso teria acontecido a mais ou menos 30 dias.

(Veja o vídeo)


Proxima Anterior Inicio

3 comentários:

  1. faraday explica!

    uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora (o que é fácil de provar com a Lei de Gauss)

    por isso que o avião nao explodiu, pois nao há campo eletrico no interior do aviao.

    ResponderExcluir
  2. Opa, valeu pela explicação maru!!!

    ResponderExcluir
  3. O avião não explodiu porque não teve nenhuma faísca perto do tanque...
    O que foi dito pelo "maru" é válido para um corpo rígido, ou seja, o avião é um corpo constituido apenas de metal, o que não é verdade, considerando que tem pessoas dentro dele. A explicação mais correta seria que a estrutura do avião funciona como uma gaiola de Faraday(procure na wikipedia a respeito, não sou bom com explicações)...
    Fora isso, não é incomum cair raios em aviões, pelo que os pilotos comentam(li faz muito tempo atrás, não lembro onde)

    ResponderExcluir

Regras
Os comentários só estarão online após serem moderados. Nesse processo, serão publicados somente aqueles que obedecerem as regras listadas abaixo:

* Comentário relacionado ao assunto;
* Não fazer uso de palavrões ou termos pejorativos;
* Propagandas de sites ou produtos não serão de forma alguma publicados;
* Evite comentar em caixa alta;