Pesquisa mostra que chimpanzés entendem significado da morte
Alegar que chimpazés mães estabelecem uma relação estreita com os filhos até os dois anos de idade não é nenhuma descoberta, mas o que os cientistas descobriram há pouco tempo é que eles entendem em tese o significado da morte.
Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de observar o comportamento dos animais frente aos filhotes mortos. Em um vídeo feito para estudos é possível notar as reações de uma mãe chipanzé que perdeu seu filhote de 16 meses.
Periodicamente, ela verifica o corpo tocando o rosto e pescoço do animal morto e leva-o para que outros chimpanzés o examinem. Segundo os relatórios de pesquisa do Instituto Max Planck de Pisicolinguística o animal morto foi abandonado no dia seguinte. O Dr. Cronin, responsável pela pesquisa afirma que esse comportamento dos primatas define que os chimpanzés entendem o significado da morte.
(Vídeo foi feito na Zâmbia por pesquisadores da Universidade de Gonzaga no Estado de Washington)
“Ela manteve-se perto do corpo por quase uma hora. Em seguida, levou-o a um grupo de chimpanzés para que o observassem e no dia seguinte, a mãe já não estava mais carregando o corpo”. Dr. Cronin
Um relatório publicado pelo American Journal of Primatology deixa no ar a dúvida sobre o comportamento dos primatas, se eles choram ou realmente entendem o significado da morte, mas acreditam que foi relatado um momento único de entendimento em um processo nunca antes tão detalhado.
Veja mais:
Chimps 'mourn their dead infants'
Não só chimpanzé mas outros animais também. Outro dia vi na NAtional Geographic um documetários de uma mãe elefante que ficou horas ao lado do corpo do filhote tocando-o. Chegeuei a chorar.
ResponderExcluir